O lago da Fazendinha fornece água para a irrigação das plantações e para os animais. O lago tem peixes e muitos sapinhos. Ele é pouso certo para muitos pássaros que passam por ali. Eles certamente encontram comida fácil. O lago foi construído para tornar a Fazendinha ainda mais bonita.
Aqui é nossa fábrica de húmus de minhoca ou vermicomposto. São vários modelos de minhocário, uns feitos de tijolos, outros de manilhas ou bambu. As minhocas trabalham dia e noite e comem o esterco misturado com palha picada. Todo o trabalho de revolver e misturar é feito por elas. Essas minhocas são conhecidas como vermelhas da Califórnia e são as mais usadas na produção de húmus. O esterco colocado aqui já está curtido e a mistura nunca esquenta. Caso contrário, as minhocas morreriam assadas. É preciso ficar atento à umidade, que deve ser adequada - nem a mais, nem a menos. O húmus produzido é de excelente qualidade e usado na produção de mudinhas.
Estas pilhas altas e cobertas de palha são composteiras. As pilhas são montadas, misturando o esterco das vacas com palha picada. Tudo feito com muita técnica. A pilha esquenta muito e precisa ser sempre revolvida e molhada. O aquecimento é resultante da ação dos microrganismos. Passados quase dois meses, tudo se transforma em um pó de cheiro agradável, chamado húmus ou composto, que é usado nos canteiros e covas para promover o desenvolvimento das plantas.
As vacas ficam nos pastos, mas passam algumas horas da manhã no curral, esperando a ordenha e sua cota diária de ração e forragem. Ordenha é a retirada do leite da vaca. As vacas agroecológicas ficam com seus bezerros. São vacas felizes. O estrume, que é o cocô das vacas, é coletado no curral e usado para a compostagem. Assim, tudo é reciclado.
Na horta plantamos as verduras e os legumes. Também plantamos temperos e plantas medicinais. Essas plantas crescem muito rápido e precisam de canteiros bem adubados. Precisam também de água e muito sol. As verduras são muito importantes para a saúde. Melhor ainda quando são bem fresquinhas, colhidas na nossa própria horta.
O corredor ecológico liga duas áreas de mata que, de outro modo, estariam separadas. É como o corredor das casas, que liga os quartos à sala de visitas. No corredor ecológico podem crescer plantas da mata, palmeiras e também algumas frutas. Mulungu, ipê, paineira são árvores que se enchem de flores e deixam o corredor ainda mais bonito de se olhar.
Uma cerca é feita de moirões e arame. Moirões são estacas grossas de madeira onde os arames da cerca são pregados. Para se fazer uma cerca normal é preciso cortar árvores. A cerca ecológica é diferente. Uma árvore é plantada e os arames são pregados nos seus troncos. É feita de moirões vivos.
Na mata temos muitas plantas diferentes que crescem juntas. Umas árvores são mais altas e grossas e outras são baixas e fininhas. Há plantas rasteiras que vivem na sombra das árvores maiores. Há plantas trepadeiras que se escoram nos ramos das outras plantas. Diversos tipos de palmeiras também fazem parte da mata.